Home INCLUSÃO ASSOCIAÇÃO BORDA VIVA

ASSOCIAÇÃO BORDA VIVA

Desenvolvimento social no entorno da fábrica da Renault.

Instituição sem fins lucrativos, a Associação Borda Viva hoje assegura uma refeição diária a cerca de 100 crianças e contribui para o desenvolvimento econômico e social da comunidade situada nas proximidades da fábrica da Renault, em São José dos Pinhais.

FIQUE POR DENTRO

O QUE FAZEMOS:

Norteada pelos princípios do empreendedorismo social, a parceria com o Instituto Renault vem orientando o desenvolvimento da instituição a partir de dois eixos sociais:

• Segurança alimentar das crianças da comunidade, favorecendo o melhor aproveitamento escolar;
• Geração de renda e capacitação para as mães, garantindo mais estabilidade às famílias.

INCLUSÃO ECONÔMICA E DESENVOLVIMENTO LOCAL

Com o apoio do Instituto Renault, a Associação Borda Viva constitui um projeto de desenvolvimento local sustentável, que vem contribuindo para a ampliação da escala de ação da instituição e sua inclusão no cenário econômico da região.

Instituto Renault prioriza a transferência de conhecimento, a profissionalização e a inclusão das atividades da Associação na cadeia de valor da Renault do Brasil, favorecendo a implantação de um modelo de negócio social a partir de seus principais projetos: a Cozinha Escola e a Casa da Costura.

Parceiros

Conheça os parceiros que, assim como o Instituto Renault, apoiam a Associação Borda Viva:

COZINHA ESCOLA

O fraco desempenho escolar das crianças da comunidade em função da baixa qualidade nutricional foi o sinal de alerta que fez nascer, em 2002, o programa Borda Viva, com o objetivo de garantir a segurança alimentar dos pequenos.

A COZINHA DA ASSOCIAÇÃO BORDA VIVA

A partir da cozinha solidária concebida para atender os pequeninos, surgiu a Cozinha da Associação, que serve anualmente cerca de 20 mil refeições, com o acompanhamento de nutricionista profissional.

Hoje, além de oferecer uma refeição diária equilibrada e gratuita para cerca de 100 crianças em idade escolar, mulheres, idosos e lactantes que vivem em situação de vulnerabilidade social, a Associação tornou-se referência social e de convívio comunitário.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL E SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA

Mães da comunidade recebem capacitação profissional e atividade remunerada, e a Cozinha Comercial, que contribui para a sustentabilidade do projeto, por meio das seguintes atividades:

• Almoço diário a preço acessível para pessoas da comunidade, trabalhadores da região e público em geral;

• Serviço de entrega de marmitas para empresas;

• Coffee break para eventos corporativos.

CLIENTES

As empresas abaixo já são clientes da Cozinha da Associação Borda Viva:

Para contratar os serviços da Cozinha da Associação Borda Viva, entre em contato: associação_bordaviva@hotmail.com | Tel. (41) 3556-4351

CASA DA COSTURA

Oferece capacitação e atividade remunerada nas áreas de costura, modelagem, bordados e estampagens, gerando renda e esperança para várias mulheres da comunidade.

PRODUTOS

A comercialização de bolsas e acessórios exclusivos produzidos a partir da reutilização de sobras de materiais da indústria automobilística, como cintos de segurança e tecidos automotivos, é assegurada pela Associação. Desde 2017, os produtos figuram nas vitrines da Boutique Renault, em Paris, e, a partir deste ano, passaram a ser encontrados também em concessionárias da marca por todo o Brasil.

Todas as concessionárias estão preparadas para realizar os pedidos dos produtos via catálogo de peças, e quatro delas já contam também com um espaço físico com mobiliário desenvolvido especialmente para o projeto: Globo (Curitiba - PR), Nissul (Pelotas - RS), Carmo (Sete Lagoas - MG) e RPoint - Ipiranga (São Paulo - SP).

CADEIA DE VALOR

A Casa da Costura hoje integra a cadeia de valor de fornecedores da Renault do Brasil, fornecendo diversos produtos relacionados com a atividade de produção da montadora:

• As “biribas”, tirinhas de tecido com o nome do funcionário, que são confeccionadas com os uniformes descartados.
• Capas de proteção de mangueiras.
• Cinturões para montagem / pintura.
• Cintas para área de pintura.
• Espumas para reparos de carroceria.
• Roupas para mini-bonecos.
• Suporte para tablete.
• Capas de balancelle.
• Brindes para eventos.

PARCEIROS E CLIENTES

Participam do Projeto Casa da Costura, fornecendo insumos e/ou adquirindo os produtos:

Grupo Abelinha

Qualicom/SP

Conheça nossa trajetória

Linha do tempo

2002

Nasce o programa Borda Viva, liderado pelo Padre José Aparecido Pinto. Início dos projetos Cozinha Comunitária e Agricultura Familiar.

2003

Programa Borda Viva adquire hortifruti dos produtores locais e distribui no município de São José dos Pinhais (Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal – PAA).

2004

Criação de uma rede de instituições parceiras na comunidade. Surge o projeto Panificadoras Comunitárias em colaboração com o Governo do Paraná: geração de renda.

2005

Renault torna-se parceira do Programa Borda Viva, cedendo 2 veículos: Master e Kangoo. Além de doar 35 computadores no programa Aprendiz em Ação. E, em ação voluntária, seus colaboradores deram 2.212 brinquedos à comunidade.

2006

Associação Marlene Venâncio doa uma chácara, que se torna sede do programa Borda Viva. Natal solidário: 3.500 crianças beneficiadas com a ação da Renault e Governo do Paraná.

2007

Nasce a Associação Borda Viva com cozinha comunitária. Luciano Planca assume presidência. Início da Cooperativa Borda Viva, focada na agricultura familiar. Ano com granizo na região: Renault e Lavitta doam telhas e materiais.

2008

Reestruturação da Associação Borda Viva, em função de mudanças no repasse de verbas do Programa Fome Zero. Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo, na categoria Empreendedor Sustentável.

2009

SESI forma as mulheres no Caminhão Cozinha Escola. Mulheres são formadas para atender empresas na região. Jovens visitam exposição “A Renault de Doisneau”. Renault doa terreno para construir creche e Lavitta apoia.

2010

SESI forma as mulheres no Caminhão Cozinha Escola. Mulheres são formadas para atender empresas na região. Jovens visitam exposição “A Renault de Doisneau”. Renault doa terreno para construir creche e Lavitta apoia.

2011

Renault cede um Master para a Borda Viva. Seleção de mulheres contratadas. Espaço Costura Verde. Ajuda aos desabrigados. Rose assume a presidência. Homenagem “Importância da Mulher Local”. Troféu Top Social Zilda Arns.

2012

Casa da Costura. Produção de ecobags. Cozinha Comercial serve refeições. Produção de telas antigranizo. Doação de terreno para a Associação. Prêmio AEA de Meio Ambiente. Prêmio SESI Qualidade no Trabalho. Prêmio Mão Amiga.

2013

Inauguração do CMEI Borda Viva. Casa da Costura produz 1.000 ecobags para visitantes do Salão do Automóvel e 600 pastas para inauguração da fábrica. Casa da Costura expõe e vende produtos na Feira de Economia Solidária.

2014

Associação Borda Viva produz biribas para uniformes. Associação participa do programa Organizações do Futuro, profissionalizando ONGs. Parceria com o CRAS em medidas para jovens, recebendo dois deles na Casa da Costura.

2015

Inauguração da sede da Associação Borda Viva. Casa da Costura lança coleção de produtos. Produtos são exibidos no lançamento Oroch. Casa recebe encomenda da França. Rose Santos é reeleita. Instituto Nissan apoia Associação.

2016

Associação Borda Viva participa da Casa Cor Curitiba. Em parceria com a Nissan do Brasil, realiza feira de ciências para a comunidade. Parceria com o Rotary Clube para as aulas de jiu-jítsu. Borda Viva adquire o espaço da Casa da Costura em permuta de terrenos com a Diocese de São José dos Pinhais.

2017

Crianças recebem bicicletas do Banco RCI. Parceria com UNILEHU na capacitação de jovens. Participação com exposição dos produtos da Casa da Costura. Prêmio Valores Familiares e Comunitários. Reconhecimento pelos serviços.

2018

Participação no Salão do Automóvel de São Paulo, com exposição e comercialização dos produtos da Casa da Costura. Capacitação em Gestão com a Aliança Empreendedora, promovida pelo Instituto Renault. 40 mulheres da comunidade capacitadas na Casa da Costura.

2019

Parceria com Escoteiros do Brasil. Crianças receberam bicicletas. Evento arrecada R$ 8.840 para aquisição de máquinas. Visita do Ricardo Gondo. Capacitação para replicação. Selecionada para a Campanha Condor.

Quer conhecer a Associação Borda Viva?

Endereço: Rua Padre Humberto Robig, 151 | Telefone: (41) 3556-4351
E-mail: associacao_bordaviva@hotmail.com | Facebook: facebook.com/BordaViva