Home INCLUSÃO WOMEN@RENAULT

WOMEN@RENAULT

Chances de crescimento iguais para todos.

WOMEN@RENAULT

O desafio da equidade no setor automobilístico implica derrubar estereótipos de gênero e estimular a presença de mulheres em áreas em que ainda estão pouco representadas. Com o propósito de promover a equidade de gênero e melhorar a representatividade das mulheres em todos os níveis da organização – e especialmente em cargos de liderança –, o Grupo Renault criou, em 2010, o programa Women@Renault.

INICIATIVAS LOCAIS

No Brasil, o Comitê Women@Renault reúne homens e mulheres de todas as diretorias da Renault e tem como meta não apenas aumentar a contratação de mulheres, mas, também, seu acesso a cargos de gestão. Além disso, oferece às colaboradoras palestras, painéis de discussão e outras ações de formação e suporte.

PROGRAMA MULHERAR

Desde 2018, o Programa Mulherar oferece às colaboradoras com potencial de promoção uma formação de 40 horas que orienta sobre as possibilidades de carreira e disponibiliza suporte na tomada de decisão em relação à profissão. Criado pela consultoria Duomo Educação Corporativa, a partir de uma demanda da Renault, o programa tem sido adotado por diversas empresas.

PRÊMIO WEPS

Duas vezes vencedora do prêmio Women’s Empowerment Principles (WEPs), a Renault do Brasil foi a primeira montadora da América Latina a aderir aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, programa da ONU Mulheres e Pacto Global das Nações Unidas que visa a promover a igualdade de gênero em todas as atividades sociais e da economia. Com a adesão ao WEPs, a Renault torna público o compromisso da alta liderança com os princípios estabelecidos pelo programa e demonstra claramente aos colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade o compromisso com a responsabilidade social.

LIVRES E IGUAIS

O Grupo Renault é signatário do movimento "Livres & Iguais", promovido pela ONU, que reúne 5 padrões de conduta para empresas:

1. Respeitar os Direitos Humanos;
2. Eliminar a discriminação;
3. Apoiar as pessoas LGBT+* no trabalho;
4. Não discriminar clientes, fornecedores e distribuidores LGBT+;
5. Contribuir para impedir abusos de direitos humanos dos LGBT+ nos países em que as empressas operam.

Por meio desse movimento, o Grupo Renault compromete-se a respeitar a integridade e a igualdade de todos os colaboradores e stakeholders LGBT+ do Grupo. Apoiar a diversidade e a inclusão é lutar contra todas as formas de discriminação, para que cada um possa vivenciar plenamente sua identidade de gênero.

Essa iniciativa reúne várias ações implementadas no Grupo para apoiar e fortalecer a diversidade e a inclusão por meio de nossa governança, processos de recrutamento e promoção, formação dos gestores e iniciativas coletivas promovidas por nossos colaboradores e colaboradoras.