Home O INSTITUTO RENAULT

O INSTITUTO RENAULT

Compromisso com a transformação da sociedade.

Criado em 2010 para implementar a estratégia de Responsabilidade Social da Renault do Brasil, o Instituto Renault já beneficiou mais de 740 mil pessoas em diversas regiões do país, por meio de iniciativas voltadas à transformação da sociedade e de ações planejadas e centradas no progresso das pessoas e da comunidade.

Ao integrar a política de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) do Grupo Renault, o Instituto busca contribuir para o desenvolvimento socioeconômico local via ações planejadas em dois eixos: Inclusão e Mobilidade Sustentável.

Inclusão, em oposição à exclusão social, econômica e ambiental, por meio de nossas ações, dentro e fora da empresa, que são voltadas ao desenvolvimento local, à educação e estímulo ao empreendedorismo social.

Inclusão também porque a Renault atribui grande importância à diversidade de seus colaboradores, visando a promover o enriquecimento mútuo, a performance, a inovação e um espírito de mente aberta, a fim de melhor conviver e trabalhar juntos.

Mobilidade sustentável porque a empresa está comprometida com o respeito ao planeta, desenvolvendo um plano de proteção do meio ambiente, que inclui, entre outros, os veículos elétricos, a economia circular e a redução de sua pegada de carbono.

Mobilidade sustentável também diz respeito ao desejo de a empresa garantir a segurança dos usuários do trânsito, por meio de seus produtos e de sua política de segurançano trânsito.

Em 2020, o Instituto Renault completa 10 anos

Para contar um pouco sobre as vidas transformadas por nossos projetos neste período, convidamos pessoas que fazem parte desta grande história.

1º EPISÓDIO

Caique Ferreira, Vice-Presidente do Instituto Renault, fala sobre os eixos de atuação do Instituto Renault e seus principais projetos.

2º EPISÓDIO

Douglas Pereira, Diretor de RH da Renault do Brasil, conta sobre o projeto de formação profissional de jovens da comunidade da Borda do Campo.

3º EPISÓDIO

Marcia Zazula, conselheira do Instituto Renault e assessora da presidência da Renault do Brasil, conta um pouco sobre a Associação Borda Viva, geração de renda para a comunidade e empreendedorismo feminino.

4º EPISÓDIO

Neste episódio especial para o #MaioAmarelo, Silvia Barcik, Diretora de Mobilidade Sustentável, conta sobre as ações do Instituto Renault de mobilidade e conscientização para a segurança no trânsito.

5º EPISÓDIO

Carlos Alberto Martin Lopez, Diretor de Fábrica Motores, conta um pouco dos resultados do #MobilizaRenault, uma campanha criada pelo Instituto Renault para apoiar e estimular as ações de voluntariado realizadas pelos nossos colaboradores da Renault no Brasil.

Conheça nossa trajetória

Linha do tempo

2010

Surge o Instituto Renault

A Renault escolheu o Salão do Automóvel de São Paulo para anunciar a criação do Instituto Renault, braço de responsabilidade social da marca no Brasil, com a presença de Claire Martin, diretora mundial de responsabilidade social empresarial do Grupo Renault. 

2011

Alinhavando o Futuro

O projeto da Associação Borda Viva reuniu mulheres em torno de um objetivo comum: aprender uma profissão que lhes assegurasse geração de renda e independência profissional. O sonho cresceu e o projeto, rebatizado de Casa da Costura, ganhou peso e amplitude.

2012

Começa o projeto “O Trânsito e Eu”

A realização do projeto piloto, na Escola Municipal Professora Maria Leni Haluch, em São José dos Pinhais, em parceria com a PUCPR, foi só o início do que seria o principal programa de educação para o trânsito do Instituto Renault, hoje presente em 8 municípios.

2013

CMEI Borda Viva abre suas portas às crianças

O imóvel construído pelo Instituto Renault foi doado à Associação Borda Viva e locado à Prefeitura de São José dos Pinhais para abrigar o Centro de Educação Infantil. Além de atender as famílias da região, constitui mais uma fonte de recursos para a sustentabilidade da associação.

2014

Associação Borda Viva: novo fornecedor da Renault

O início da produção das biribas na Casa da Costura marcou a inclusão da Associação Borda Viva na cadeia de valor da Renault. Elas são tiras de tecido com o nome do funcionário, feitas com os uniformes descartados.

2015

Associação Borda Viva ganha nova sede

No ano em que a parceria com a Renault completava 10 anos, a Borda Viva recebeu de presente sua nova sede. Com 400 m², o imóvel foi construído pelo Instituto Renault adotando práticas sustentáveis.

2016

Renault Experience adota o modelo de startups

O desejo de estimular estudantes universitários ao empreendedorismo levou o Instituto Renault a desenhar o novo formato do Renault Experience, concebido para explorar as ferramentas digitais que são parte do quotidiano das novas gerações.

2017

CET de São Paulo adere a “O Trânsito e Eu”

Espaço Vivencial de Trânsito da CET revitalizado para abrigar a minicidade para realizar as atividades práticas da iniciativa, além da realidade virtual, sucesso entre a garotada na sala digital implementada pelo Instituto Renault.

2018

O Mapa Social vem trazer o retrato fiel da região

A realidade captada pelo estudo nos bairros Borda do Campo e Roseira de São Sebastião revela as principais demandas de investimento social nas comunidades e consolida indicadores para monitoramento e avaliação em dez anos.

2019

Começa o programa Geração Futuro

Apontada pelo Mapa Social como uma das principais demandas da região, a qualificação do mercado de trabalho foi o propósito da criação do Geração Futuro, abrindo oportunidade de desenvolvimento aos jovens da Borda do Campo.

2020

Unindo esforços com a Amarb

Parceria entre Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo ampliou o espaço de ação do Instituto Renault nas comunidades do entorno do Complexo Industrial Ayrton Senna e o alcance da inclusão social na região.