Home MOBILIDADE SUSTENTÁVEL O TRÂNSITO E EU

O TRÂNSITO E EU

Nosso incentivo a um trânsito mais seguro começa desde cedo

Sensibilizar nossas crianças para a convivência segura no trânsito e contribuir para a construção da cidadania. Esse é o propósito do programa “O Trânsito e Eu”, um programa global do Grupo Renault, que já beneficiou mais de 15 milhões de crianças e jovens em 35 países.

No Brasil, o programa existe desde 2012 e mais de 260 mil alunos já participaram do programa desde sua criação, nos oito municípios brasileiros que mantêm as atividades permanentes e nas ações itinerantes.

SEGURANÇA E MOBILIDADE PARA TODOS

Voltado para crianças de 7 a 11 anos e adaptado à realidade local, o material pedagógico, disponibilizado gratuitamente pelo Instituto Renault, aborda de forma lúdica e divertida noções básicas de segurança e convivência no trânsito para os pequenos, que participam do sistema como passageiros, pedestres ou ciclistas.

MINICIDADE: EDUCAÇÃO E CIDADANIA NA PRÁTICA

Uma vivência prática sobre cidadania, segurança no trânsito, mobilidade urbana, sustentabilidade e respeito às diferenças. 8 municípios brasileiros implementaram, em parceria com o Instituto Renault, a atividade, que proporciona às crianças a possibilidade de vivenciar diferentes situações de usuários do trânsito.

Atualmente, já são 614 escolas municipais levando seus alunos para desenvolver atividades nas minicidades em São Paulo, São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste, Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá, Arapongas e Pelotas.

Confira um pouco de cada uma delas:

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

CURITIBA

SÃO PAULO

SÃO BERNARDO DO CAMPO

PELOTAS

ARAPONGAS

MARINGÁ

SANTA BÁRBARA D'OESTE

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Primeira cidade a receber o projeto O Trânsito e Eu, São José dos Pinhais é modelo no Brasil em educação no trânsito, especialmente por ter o tema como um dos tópicos obrigatórios no currículo das escolas municipais. Parceiro desde 2012 nesse projeto, a cidade já impactou mais de 35 mil crianças.

PARCEIROS

CURITIBA

Parceira do projeto desde 2015, Curitiba já atingiu mais de 9 mil crianças com a iniciativa.

PARCEIROS

Secretaria Municipal de Educação – SEDU

Secretaria Municipal de Trânsito – SETRAN

SÃO PAULO

A parceria começou em 2017 e o grande diferencial é a Sala Digital, um espaço específico para utilizar os óculos de realidade virtual do projeto a fim de estimular o aprendizado, complementando a formação dos alunos de forma lúdica e ainda mais eficiente. Cerca de 18 mil crianças já passaram pelo projeto.

PARCEIROS

CET – Companhia de Engenharia de Tráfego

SÃO BERNARDO DO CAMPO

Parceiro desde 2015, atende todos os municípios contíguos à rodovia, dentro do projeto De Bem com a Via. Um grande atrativo para as crianças ao projeto é um espetáculo de teatro que a prefeitura oferece, que é seguido pela vivência no “O Trânsito e Eu”. São mais de 35 mil crianças impactadas desde o início da parceria.

PARCEIROS

Ecovias – Grupo Eco Ecovias

Concessionária Armando

PELOTAS

Grande parceiro do programa O Trânsito e Eu desde 2015, o município de Pelotas já proporcionou a mais de 12 mil crianças a vivência na pista, contando com a parceria do grupo Ecosul para ministrar as atividades. No início de 2020, o projeto teve sua frota de veículos renovada, com seis novos carrinhos para dar continuidade às atividades.

PARCEIROS

Ecosul

Secretaria Municipal de Mobilidade - SEMOB

ARAPONGAS

Implementado na cidade em 2018, o projeto está em funcionamento pela Guarda Municipal e mais de 3 mil crianças já passaram pelas atividades no município.

PARCEIROS

Guarda Municipal de Trânsito de Arapongas

MARINGÁ

Parceria iniciada em 2016, o projeto já proporcionou a vivência de mais de 5 mil crianças nas atividades do projeto O Trânsito e Eu no município. 

PARCEIROS

Viapar

Secretaria municipal de Mobilidade - SEMOB

SANTA BÁRBARA D'OESTE

O projeto teve início em 2016 no município, coordenado pela Escola de Trânsito da Prefeitura Municipal. Desde que foi criado, mais de 7 mil crianças já foram beneficiadas. 

PARCEIROS

Viapar

Coordenação da Escola de Trânsito – Prefeitura Municipal

SALA DIGITAL INTERATIVA: APRENDER BRINCANDO

O material pedagógico digital disponibilizado pelo programa adota novas tecnologias, como sistema touch, realidade virtual e óculos 3D em cartilhas, jogos e aplicativos desenvolvidos de acordo com o conteúdo educacional do projeto.

FAÇA O DOWNLOAD GRATUITO DOS MATERIAIS E AMPLIFIQUE ESSA IDEIA:

SEGURANÇA E MOBILIDADE PARA TODOS

Disponível para acesso on-line, o jogo se desenvolve em torno de uma história, com personagens infantis que são confrontados a um desafio no ambiente escolar. Pode ser utilizado individualmente ou para atividades em equipes. Organizado em módulos, é ideal para utilização em sala de aula, com o acompanhamento de educadores.

Tempo de duração: de 30 a 45 minutos.
> Acesse aqui

 

CARTILHA DIGITAL O TRÂNSITO E EU

Traz os conteúdos em forma de questões e atividades relacionadas a segurança no trânsito e cidadania. É ideal para aplicação em grupo, na aula inicial que precede a vivência de trânsito – pode ser sincronizada em uma TV via Ipad ou em PDF. Está disponível no aplicativo iBooks e em PDF.

Tempo de duração: 20 a 30 minutos.
> Baixe a versão para crianças de 7 a 8 anos
> Baixe a versão para crianças de 9 a 11 anos

 

JOGO REALIDADE VIRTUAL O TRÂNSITO E EU

Apresenta os conteúdos em forma de perguntas que devem ser respondidas em ambiente de realidade virtual. A criança precisa de um smartphone e de óculos 3D para jogar. É uma forma muito divertida de se aproximar ainda mais da vivência no trânsito por meio de realidade virtual. Disponível na App Store e no Google Play.

Duração: aproximadamente 10 minutos.
> Disponível no Google Play
> Baixe o jogo para iPhone

 

QUIZ PARA TABLET O TRÂNSITO E EU

O quiz pode ser acessado de qualquer tablet. É adequado para utilização pontual em eventos e ações educativas como ferramenta de animação e introdução ao tema, testando os conhecimentos das crianças. Disponível no Google Play.

Tempo de duração: 8 minutos.
> Baixe o quiz para Android

 

AÇÃO ITINERANTE

O programa O Trânsito e Eu promove eventos itinerantes, levando a experiência da minicidade e dos aplicativos digitais a crianças de outros municípios. A partir de jogos e brincadeiras durante o evento, elas constroem modelos de cidadania e bons hábitos de convivência, como obedecer às regras de trânsito, proteger o meio ambiente e respeitar as diferenças.

Em 2019, o Instituto Renault levou a minicidade O Trânsito e Eu para crianças de Mogi Guaçu e Guarulhos e para os filhos dos colaboradores Renault em eventos internos na empresa.

  • Mogi Guaçu – 2 dias de evento no autódromo Velo Città, 139 crianças participaram de atividades na pista e no espaço interativo digital.
  • Guarulhos – 30 dias de evento no Internacional Shopping de Guarulhos, 2.820 crianças participantes.
  • Renault – Durante as 4 horas do evento, 250 crianças, filhos de colaboradores da Renault, participaram das atividades.

PARCEIROS

Conheça os parceiros que, junto ao Instituto Renault, apoiam essa iniciativa:

Banco Renault

BNDES

Ministério das Cidades - DENATRAN

Prefeitura Municipal de Curitiba

Prefeitura Municipal de Maringá

Prefeitura Municipal de Pelotas

CET - Prefeitura Municipal de São Paulo

Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo

Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d'Oeste

Prefeitura Municipal de Arapongas

EV Kids

Engie

Viapar

Shopping Guarulhos

Concessionária Itavema