Em 2018, entregamos a primeira pesquisa de análise de um território realizada pelo Instituto Renault e coordenada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) com o objetivo de estabelecer o Mapa Social da área de abrangência da empresa e ampliar o conhecimento a respeito das comunidades situadas no entorno do Complexo Ayrton Senna, sede das unidades industriais da Renault no Brasil.
OBJETIVOS DO ESTUDO
A partir da metodologia desenvolvida pela própria universidade, que combina diferentes tipos de pesquisa, elaborou-se um diagnóstico participativo com três objetivos:
AMOSTRAGEM E METODOLOGIA
A parte quantitativa da pesquisa identificou o perfil e a realidade de 17 mil indivíduos dos bairros Borda do Campo e Roseira de São Sebastião, acompanhando os setores censitários de abrangência da Renault e garantindo 96% de confiabilidade à amostra. A parte qualitativa da pesquisa estabeleceu um diagnóstico rápido urbano, selecionando um grupo focal de lideranças convidadas a participar de oficinas para a identificação de problemas e do grau de resposta alcançado pelos equipamentos existentes – públicos ou da iniciativa privada.
BASE PARA NOVAS INICIATIVAS
O Mapa Social constitui um instrumento de aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, como tal, passou a orientar as ações e investimentos do Instituto Renault na comunidade do entorno, a partir de três indicadores relacionados aos ODS:
Iniciativas como o programa Geração Futuro e o apoio à Associação de Moradores da Borda do Campo (AMARB) já são fruto das conclusões do Mapa Social. Veja alguns números:
Para acessar o conteúdo do Mapa Social na íntegra, clique no arquivo abaixo: