ESG - Meio Ambiente, Social e Governança

ESG - Meio Ambiente, Social e Governança

ESG é uma sigla que abriga três conceitos relacionados à gestão das empresas, que permitem mensurar o seu desempenho, oferecendo assim uma visão mais ampla aos investidores e demais stakeholders:

  • Environnement: ou meio ambiente, refere-se à gestão dos impactos ambientais da empresa.
  • Social: diz respeito à gestão dos tópicos sociais na organização, tais como questões trabalhistas, de direitos humanos, diversidade, e atuação junto à sociedade.
  • Governança: avalia as práticas e a implementação dos princípios da boa governança corporativa na gestão da empresa e nos processos de tomada de decisões.

ESG - Meio Ambiente, Social e Governança

ESG NA RENAULT DO BRASIL

O Renault Group cultiva os valores da Responsabilidade Social Corporativa, que incorpora os três aspectos do ESG na sua base. Na Renault do Brasil, conscientes de nossa multiplicidade de nossos stakeholders, empregamos esforços para construir uma empresa responsável, inclusiva, acessível e voltada à preservação do planeta, reafirmando nosso compromisso com a transparência e a melhoria contínua na gestão dos aspectos sociais, ambientais e econômicos inerentes à nossa atividade.

  • Meio ambiente: desde 2016 somos Aterro Zero no Complexo Industrial Ayrton Senna. São cerca de 70 toneladas de resíduos reciclados ou reutilizados anualmente.
  • Atuação social: Por meio do Instituto Renault, investimos em projetos de criação de valor para a sociedade, com foco na educação e geração de renda para pessoas em vulnerabilidade.

  • Governança: Prezamos pela transparência na relação com nossos stakeholders, há 10 anos publicamos o Relatório de Sustentabilidade de acordo com a GRI International, em que compartilhamos os indicadores de nosso desempenho nos aspectos social, ambiental e de governança, e as demonstrações financeiras da empresa mesmo sem obrigatoriedade normativa.

Conheça nossa atuação em ESG

ACOMPANHE AS AÇÕES DO PROJETO

ESG RENAULT: Indústria 4.0

ESG é uma sigla que vem ganhando cada vez mais importância no cenário mundial. Mas você sabe o que significa ESG? Em português, a sigla quer dizer: Meio Ambiente, Social e Governança. São fatores cada vez mais utilizados como critérios de análise, que vão desde a sustentabilidade do negócio até a avaliação do impacto que a marca causa na sociedade e no meio ambiente. Também é um valor cada vez mais observado pelos clientes e que contribui para a decisão de compra. Aqui na Renault, nós já realizamos diversas ações ligadas aos 3 eixos que compõe o ESG. Uma delas, é a indústria 4.0, que contribui diretamente para o Meio Ambiente e para o Social! Quer saber mais?

ESG RENAULT: G de Governança

Você sabe o que é o G? Um dos eixos do ESG é o G, de Governança, que define como a maneira que as organizações dirigidas, monitoradas e incentivadas, e como elas de relaciam com os seus diferentes stakeholders. Na Renault do Brasil, uma das ferramentas o relatório de sustentabilidade que foi a 10ª edição e o comunicado é elaborado de acordo com as normas internacionais da GRI (Global Reporting Initiative) e alinhado com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, os famosos “ODS”. Ele destaca os principais ações e resultados nos âmbitos, social e de governa corporativa.

ESG RENAULT: Responsabilidade com o Cliente

Neste terceiro vídeo da série, você conhece mais sobre a letra S, da sigla ESG, que significa Social. O Social representa todos os temas relacionados a pessoas, como: saúde e segurança dos trabalhadores, impactos socioeconômicos na comunidade, e claro, a responsabilidade com os clientes. Para a Renault, ouvir os clientes é fundamental para exercer essa responsabilidade. Neste vídeo você confere as ações que realizamos para ouvir a voz do cliente em todos os níveis!

ESG RENAULT: Noronha Carbono Zero

Neste quarto vídeo da série mensal sobre ESG, você vai conhecer mais sobre o projeto Noronha Carbono Zero. Esta é uma iniciativa que reforça o compromisso da Renault com a mobilidade sustentável, e está totalmente conectada com o eixo de Meio Ambiente dentro do ESG. Clique e confira!

ESG RENAULT: Instituto Renault

Neste quinto vídeo da série mensal sobre ESG, você vai conhecer mais sobre o Instituto Renault. Nestes 11 anos de atuação o Instituto reforça o compromisso da Renault com a mobilidade sustentável e a inclusão que estão totalmente conectados com o eixo de Meio Ambiente e Social dentro do ESG.