Home Notícias Instituto Renault e projeto social Supera lançam coleção “Be Proud”

Instituto Renault e projeto social Supera lançam coleção “Be Proud”

15/09/2021

Instituto Renault e projeto social Supera lançam coleção “Be Proud”
Instituto Renault e projeto social Supera lançam coleção “Be Proud”

A Renault do Brasil, por meio do Instituto Renault, e o projeto social Supera desenvolveram uma linha de produtos exclusivos com a temática LGBTQIA+, batizada de Be Proud. A coleção de 12 itens traz ecobags, shopper bags, shoulder bags e necessaires produzidos com tecidos automotivos reaproveitados de fornecedores Renault, além de camisetas, squeezes, canecas e outros itens. Os produtos da linha Be Proud podem ser encontrados neste link: https://www.lojasupera.org.br/linhas-do-supera/be-proud/.

O projeto é liderado pelo grupo de afinidade Proud@Renault, que promove iniciativas de representatividade para os grupos LGBTQIA+ na Renault do Brasil. A cada produto vendido, 15% do valor pago será revertido para o Grupo Dignidade, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 1992 em Curitiba. A ONG é pioneira no Paraná por ser o primeiro grupo organizado no estado a atuar na área da promoção da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais (LGBTI+).

“Estamos extremamente empolgadas com essa parceria. Esta linha de produtos trará visibilidade positiva e contribuirá muito para que o Grupo Dignidade possa avançar em seus projetos junto à comunidade LGBTIQIA+ com foco nas pessoas trans em situações de vulnerabilidade”, conta Rafaelly Wiest, diretora de Gestão da Informação no Grupo Dignidade.

​A linha de produtos é produzida pelo Supera, o braço de geração de renda da Unilehu (Universidade Livre para Eficiência Humana), projeto apoiado pelo Instituto Renault. Eles trabalham na confecção de produtos com reaproveitamento de tecido automotivo doado por fornecedores Renault e a produção é feita por pessoas em situação de vulnerabilidade social, que recebem formações para aprender a costurar.

“Toda a coleção foi pensada para passar uma mensagem de valorização da diversidade e do conceito de inclusão pela geração de renda. Lindos produtos com design exclusivo e com marketing de causa, feitos pelas mãos de talentosos profissionais de costura das oficinas de produção do Supera, trazem muito mais impacto social para a iniciativa”, explica Andrea Koppe, presidente da Unilehu.

“Esse projeto permite um impacto duplo tanto para o projeto Supera, que gera renda para pessoas em vulnerabilidade social, como também beneficia o Grupo Dignidade, uma referência na defesa dos direitos humanos e na promoção de cidadania para a comunidade LGBTQIA+”, explica Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da Renault do Brasil.

Iniciativas de diversidade e inclusão da Renault do Brasil

A diversidade e inclusão fazem parte da estratégia da Renault para criar condições de todos os colaboradores atuarem em um ambiente cada vez mais inclusivo. Desde 2010 a marca vem criando Grupos de Afinidade para diversas áreas, para desenvolver projetos que fomentem a inclusão e a diversidade. 

Em 2010, a Renault criou o Women@Renault, que realiza ações focadas em promover a equidade de gêneros e aumentar a presença das mulheres em posições de liderança na empresa. Em 2020, outros dois grupos foram desenvolvidos: Proud@Renault que promove iniciativas de representatividade para os grupos LGBTQIA+ e o Acess@Renault, que tem como objetivo desenvolver projetos que visam conscientizar e assegurar um ambiente mais inclusivo a todos os colaboradores com alguma deficiência. Neste ano, a Renault estruturou o AllColors@Renault, que tem como principal objetivo desenvolver projetos que buscam conscientizar e assegurar um ambiente seguro e livre de preconceito e discriminação racial ou de etnia para todos os colaboradores da Renault e, recentemente, também foi criado o grupo Generations@Renault, que tem como propósito criar condições para que colaboradores se sintam respeitados e incluídos, independentemente de sua idade e/ou questões culturais ligadas à sua geração.

Sobre o Instituto Renault

A nova estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Renault Group está incorporada ao propósito de performance e inovação da empresa e contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social. 

Nos últimos 10 anos, o Instituto Renault já impactou mais de 800 mil pessoas, atuando em dois eixos: Inclusão e Mobilidade Sustentável. Com a nova estratégia Socioambiental, reestruturamos os pilares para Inclusão e Segurança no Trânsito. 

Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade. O Instituto atua em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, e o Geração Futuro, programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. 

Na Segurança no Trânsito, a Renault é signatária do “Programa Laço Amarelo” e promove ações como o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente municípios de: Curitiba e São José dos Pinhais, no Paraná; Pelotas (RS); além de São Paulo (SP). O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 200 mil crianças de 4 mil escolas pelo Brasil já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação. Além disso, contribuindo significativamente para a redução das emissões de carbono, a Renault já comercializou mais de 300 veículos 100% elétricos no Brasil.

Conheça mais sobre o Instituto Renault: www.institutorenault.com.br

Conheça mais sobre o Grupo Dignidade: https://www.grupodignidade.org.br/

Instituto Renault e projeto social Supera lançam coleção “Be Proud”
Instituto Renault e projeto social Supera lançam coleção “Be Proud”
Instituto Renault e projeto social Supera lançam coleção “Be Proud”
Instituto Renault e projeto social Supera lançam coleção “Be Proud”
Instituto Renault e projeto social Supera lançam coleção “Be Proud”
Instituto Renault e projeto social Supera lançam coleção “Be Proud”
Instituto Renault e projeto social Supera lançam coleção “Be Proud”
Instituto Renault e projeto social Supera lançam coleção “Be Proud”
Instituto Renault e projeto social Supera lançam coleção “Be Proud”
Instituto Renault e projeto social Supera lançam coleção “Be Proud”
Instituto Renault e projeto social Supera lançam coleção “Be Proud”
Instituto Renault e projeto social Supera lançam coleção “Be Proud”
;