Home Notícias Renault recebe menção honrosa no Prêmio AEA de Meio Ambiente ESG 2022

Renault recebe menção honrosa no Prêmio AEA de Meio Ambiente ESG 2022

15/06/2022

Renault recebe menção honrosa no Prêmio AEA de Meio Ambiente ESG 2022
Renault recebe menção honrosa no Prêmio AEA de Meio Ambiente ESG 2022

A Renault do Brasil recebeu menção honrosa durante o Prêmio AEA de Meio Ambiente ESG 2022, na categoria Responsabilidade Social e Governança Corporativa com o trabalho “Programa Geração Futuro”. O reconhecimento se dá pela importância do programa de desenvolvimento e orientação profissional para os jovens com idade entre 15 e 24 anos do bairro Borda do Campo, no entorno das quatro fábricas do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).

O projeto, realizado por meio do Instituto Renault, teve início em 2019 e já resultou na qualificação e capacitação para o mercado de trabalho de 128 jovens. Destes, 82% se encontram no mercado de trabalho.

“Para nós, trata-se de um importante reconhecimento deste projeto que é um caminho para a transformação social de nosso país. Preparar os jovens para ingressar no mercado de trabalho por meio da educação permite uma melhora na qualidade de vida de suas famílias”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da Renault do Brasil.

O Prêmio AEA de Meio Ambiente ganhou uma nova abrangência, com a incorporação dos protocolos de ESG e a divisão em três categorias: Inovação Tecnológica e Ambiental, Responsabilidade Social e Governança Corporativa e Jornalística. Neste ano, 46 trabalhos foram inscritos na premiação.

Sobre o Geração Futuro

O Geração Futuro foi desenvolvido pelo Instituto Renault em parceria com a Unilehu (Universidade Livre para a Eficiência Humana), e conta com o apoio da prefeitura de São José dos Pinhais.

O curso de formação visa a qualificação e capacitação para o mercado de trabalho de jovens da comunidade da Borda do Campo. O curso é gratuito e direcionado para jovens estudantes entre 15 e 24 anos que estejam cursando ou que tenham concluído o Ensino Médio e inclui conceitos administrativos com aulas de informática, regras de negócio, comportamento e cidadania, além de comunicação, cálculo matemático e um módulo de Compliance que é aplicado pelos colaboradores da Renault. Também participaram do projeto 33 colaboradores de 14 áreas diferentes da empresa que atuaram como mentores dos alunos.

O Geração Futuro é ligado ao eixo Inclusão, do Instituto Renault, e é mais um dos projetos da instituição na comunidade Borda do Campo, com o objetivo de aumentar o alcance da educação, geração de renda e oportunidades para jovens em vulnerabilidade social. A iniciativa foi criada a partir da análise dos dados levantados no Mapa Social da Borda do Campo, relatório desenvolvido pelo Instituto Renault em

2018 com objetivo de identificar o nível de desenvolvimento do território, suas demandas, rede de serviços, tendências e oportunidades de investimento.

Sobre o Instituto Renault

A nova estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Renault Group está incorporada ao propósito de performance e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social.

Nos últimos 10 anos, o Instituto Renault já impactou mais de 830 mil pessoas, atuando em dois eixos: Inclusão e Mobilidade Sustentável. Com a nova estratégia Socioambiental, reestruturamos os pilares para Inclusão e Segurança no Trânsito.

Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.

O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 96 mil pessoas desde 2005.

A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações em gastronomia e costura para promover a geração de renda, a AMARB formou 171 pessoas em 2021, contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.

Outro projeto importante na região é o Geração Futuro, programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. São 128 jovens formados em quatro turmas do programa, dos quais 82% estão empregados.

Na Segurança no Trânsito, a Renault é signatária do “Programa Laço Amarelo” e promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo qual mais de 260 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.

Além disso, contribuindo significativamente para a redução das emissões de carbono, a Renault já comercializou mais de 300 veículos 100% elétricos no Brasil.

Conheça mais sobre o Instituto Renault: 

https://institutorenault.com.br/.

;