Home Notícias Renault Talks especial Maio Amarelo: principais pontos abordados, confira!

Renault Talks especial Maio Amarelo: principais pontos abordados, confira!

26/05/2021

Renault Talks especial Maio Amarelo: principais pontos abordados, confira!

No dia 14 deste mês aconteceu o Renault Talks especial de Maio Amarelo, com a participação do Caique Ferreira, Vice-presidente do Instituto Renault e Diretor de Comunicação; a Daniela Gurgel, gestora de Comunicação do Observatório Nacional da Segurança viária; e o Daniel Gebran, ergonomista e técnico de segurança do trabalho.

Confira os destaques:

  • O Maio Amarelo é um movimento que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Infelizmente, há anos o Brasil é o 4º país que mais mata no mundo por acidentes de trânsito. Apenas atrás da índia, da china e da Nigéria.

  • O tema deste ano da campanha de Maio Amarelo é Respeito e responsabilidade: Pratique no trânsito. Devemos lembrar que o trânsito é um local de convivência comum, em que todos os atores importam: os condutores, os pedestres, passageiros, cíclicas. Todos têm responsabilidade na construção de um trânsito em comum.

  • Este ano, a Renault aderiu ao programa Laço Amarelo, do Observatório Nacional de Segurança Viária. Isso significa que somos uma empresa que tem o objetivo de contribuir com a redução dos acidentes de trânsito! Um dos principais diferenciais do programa são os conteúdos criados por especialistas do Observatório. 

  • Em 2020, a ONU e a OMS apresentaram a 2ª Década de Ação, com o mesmo objetivo anterior: reduzir em 50% o número total de mortes no trânsito em 10 anos, porque infelizmente este objetivo não foi alcançado na última década

  • De acordo com a OMS, 90% dos acidentes são causados por fator humano. Cada um de nós pode ajudar a mudar esta realidade.

  • De acordo com o Observatório Nacional, no Brasil, uma pessoa morre por causa de acidente de trânsito a cada 17 minutos.

  • A Renault também monitora os acidentes de trajeto com atenção e é importante. Um dia seguro é um dia que tem ida e volta.

  • Hoje, dentro de nossa fábrica, temos os 5 comportamentos seguros. E assim como na fábrica, eles são fundamentais também no trânsito. 

        1. Estou apto para o trabalho;

        2. Avalio e controlo os riscos das minhas atividades

        3. Interrompo situações de risco eminente

       4. Relato Incidentes e outros desvios

       5. Executo minhas tarefas de forma consistente, disciplinada e, portanto, segura.


  • Segurança deve ser sempre um valor para todos nós. Pois nossas prioridades mudam,

  • Juntos, podemos mudar esta realidade e indicadores adotando comportamentos seguros, agindo com respeito e responsabilidade.

Se levarmos em consideração que a grande maioria dos acidentes (90%, de acordo com a OMS) é causado por imprudência e comportamentos, vemos que mudar esta realidade está em nossas mãos. Por isso, adotar comportamentos responsáveis e seguros é fundamental

Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito.

Renault Talks especial Maio Amarelo: principais pontos abordados, confira!
;