Home Notícias INSTITUTO RENAULT FORMA SEGUNDA TURMA DO GERAÇÃO FUTURO, PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS

INSTITUTO RENAULT FORMA SEGUNDA TURMA DO GERAÇÃO FUTURO, PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS

11/12/2020

INSTITUTO RENAULT FORMA SEGUNDA TURMA DO GERAÇÃO FUTURO, PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS
INSTITUTO RENAULT FORMA SEGUNDA TURMA DO GERAÇÃO FUTURO, PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS

· Foram 21 alunos formados nesta segunda turma, que se somam aos 40 de 2019  

· Aulas aconteceram virtualmente em função do cenário de pandemia

 

O Instituto Renault formou hoje (11/12), em um evento on-line, a segunda turma de 21 alunos do curso Geração Futuro, o programa de formação profissional para jovens da Borda do Campo, bairro no entorno das quatro fábricas do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).

A turma teve início em março de 2020, passou por um período de paralisação de aulas em função do cenário da pandemia da Covid-19, e depois adaptou todo o conteúdo para uma plataforma EAD disponibilizada pela Unilehu, parceira do projeto, para aulas no formato virtual.

Esta é a segunda turma do programa, que teve início em agosto de 2019. Dos 40 alunos formados na primeira turma, 18 já foram contratados ou ingressaram em estágios na Renault do Brasil e em outras empresas de São José dos Pinhais.

O curso de formação visa a qualificação e capacitação para o mercado de trabalho de jovens da comunidade da Borda do Campo. O curso é gratuito e direcionado para jovens estudantes entre 15 a 24 anos que estejam cursando ou que tenham concluído o Ensino Médio e inclui conceitos administrativos com aulas de informática, regras de negócio, comportamento e cidadania, além de comunicação, cálculo matemático e um módulo de Compliance que é aplicado pelos colaboradores da Renault.

Além disso, sete embaixadores do Programa Renault Experience (Ticiane Santana, Samuel Brito, Lislaine Barbosa, Lucas Bosso, Barbara Brilhante, Edimar Tavares e Victor Cavalcanti) puderam se conectar com os jovens do Geração Futuro e fazer com que os projetos se fortalecessem através dessa troca de conhecimento. Os Embaixadores RX também contaram suas trajetórias com o objetivo de incentivar e ativar a jornada empreendedora dos jovens do Geração Futuro.

“Aprendi muito, os aprendizados que eu tive eu vou levar para o resto da minha vida. Além de aprender os conteúdos com muita gente inteligente eu pude também conhecer as histórias de algumas pessoas do Renault Experience que me motivaram ainda mais a não desistir dos meus sonhos”, conta Fernanda Antunes, 15 anos, aluna da II Turma do Geração Futuro.

O curso de formação é mais um dos projetos do Instituto Renault na comunidade Borda do Campo e tem o objetivo de aumentar o alcance da educação, geração de renda e oportunidades para jovens em vulnerabilidade social.

“Acreditamos que a educação é o caminho para a transformação social de nosso país. Nosso objetivo com este programa é preparar os jovens para ingressar no mercado de trabalho, podendo assim melhorar a sua qualidade de vida e de suas famílias”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da Renault do Brasil.

A iniciativa foi criada a partir da análise dos dados levantados no Mapa Social da Borda do Campo, relatório desenvolvido pelo Instituto Renault em 2018 com objetivo de identificar o nível de desenvolvimento do território, suas demandas, rede de serviços, tendências e oportunidades de investimento. O objetivo é preparar e qualificar os jovens para transformar de forma positiva a realidade da comunidade e o futuro de muitas famílias.  

Em 2021, mais duas turmas de 40 alunos participarão do programa. O projeto conta com a parceira da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, que cedeu duas salas do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social do bairro Borda do Campo); da Unilehu (Universidade Livre para a Eficiência Humana), como executora do programa e doadora de parte do mobiliário; da TOTVS, por meio do Instituto IOS, que é detentora da metodologia aplicada e da TOTVS/Bematech que cedeu 14 computadores para a realização do programa.   

Esse projeto se soma a outros cinco desenvolvidos pelo Instituto Renault na região da Borda do Campo: a Associação Borda Viva, que tem como principal objetivo a melhoria da qualidade de vida das pessoas da comunidade por meio da geração de renda para as famílias e segurança alimentar para as crianças; Construção do CMEI Borda Viva, que recebe crianças em idade pré-escolar; Apoio ao CMEI Árvore dos Sapatos; Cessão de um Master ao Lar Mãe Maria, para facilitar o transporte escolar das crianças que vivem no espaço; construção da nova sede da Amarb (Associação dos Moradores da Roseira e Borda do Campo), que tem foco na realização de projetos de geração de renda e cursos profissionalizantes que apoiam o desenvolvimento da comunidade.
 
Sobre o Instituto Renault
Fundado em 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 755 mil pessoas, atuando em dois eixos: Inclusão e Mobilidade Sustentável.

No eixo Inclusão, o Instituto Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda.  O Instituto também promove o Renault Experience, projeto que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade. Desde 2018, além da categoria Soluções de Mobilidade, foram criadas duas novas:  Negócios Sociais e Desafio Twizy.

No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 300 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.

 

 

INSTITUTO RENAULT FORMA SEGUNDA TURMA DO GERAÇÃO FUTURO, PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS
INSTITUTO RENAULT FORMA SEGUNDA TURMA DO GERAÇÃO FUTURO, PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS
INSTITUTO RENAULT FORMA SEGUNDA TURMA DO GERAÇÃO FUTURO, PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS
INSTITUTO RENAULT FORMA SEGUNDA TURMA DO GERAÇÃO FUTURO, PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS
;