Home Notícias Renault do Brasil premia concessionárias que se destacaram na 1ª edição do “Prêmio ESG Renault”

Renault do Brasil premia concessionárias que se destacaram na 1ª edição do “Prêmio ESG Renault”

18/04/2022

Renault do Brasil premia concessionárias que se destacaram na 1ª edição do “Prêmio ESG Renault”
Renault do Brasil premia concessionárias que se destacaram na 1ª edição do “Prêmio ESG Renault”

A Renault do Brasil premiou na última terça-feira (12) as concessionárias vencedoras da primeira edição do “Prêmio ESG Renault”. Ao todo, foram 11 grupos vencedores que se destacaram ao longo de 2021 com ações no âmbito do meio ambiente, social e governança. A solenidade ocorreu durante a convenção de rede em São Paulo. 

O “Prêmio ESG Renault” tem por objetivo incentivar e reconhecer as iniciativas da rede no âmbito socioambiental.  

No total, 22 grupos de concessionárias Renault participaram com a realização de 227 ações dentro das temáticas ESG. Todas passaram pela validação do Instituto Renault, que orientou os critérios conforme estratégia de ESG do Renault Group. 

Os 11 vencedores foram:

  • R Point e Carrera, de São Paulo;
  • Fórmula Renault e Aravel, do Paraná;
  • Leauto e Auto France, do Rio de Janeiro;
  • Du Nort, do Pará;
  • Saga, de Brasília;
  • Alliance, do Tocantins;
  • Andreta, do interior de São Paulo; 
  • Itambé, do Rio Grande do Sul. 

Cada grupo de concessionária vencedor recebeu o prêmio de R$ 15 milpara apoiar uma instituição social à sua escolha, e ainda um kit de produtos confeccionados pela Associação Borda Viva e pelo Supera, projetos sociais apoiados pelo Instituto Renault. 

“Quero parabenizar toda nossa rede pelo engajamento no ‘Prêmio Renault ESG’. É uma imensa alegria compartilhar com vocês essa jornada por um mundo melhor, totalmente alinhada com a estratégia de ESG do Renault Group”, destaca Bruno Hohmann, Vice-presidente comercial da Renault do Brasil. 

A maior parte das ações premiadas envolveu doações de insumos e alimentos para combate à fome (32%); iniciativas de sustentabilidade em prol do meio ambiente (28%); voltadas à diversidade e inclusão (25%); apoio a um projeto social (15%) e estímulo à geração de renda por meio da venda de produtos da Associação Borda Viva e do Supera em suas lojas (10%); e ações em prol da educação para a segurança no trânsito (9%). 

Transformando vidas

O “Prêmio ESG Renault” valoriza ações nos âmbitos de meio ambiente, social e governança. A parceria com as concessionárias possibilita que as iniciativas da Renault do Brasil tenham maior capilaridade nacional e que sejam reconhecidas ações em linha com a atuação do Instituto Renault, como geração de renda, educação, empreendedorismo social, meio ambiente e empregabilidade.

“É gratificante ver o comprometimento da nossa rede de concessionárias para um futuro mais sustentável e uma sociedade mais justa. Com compromisso e responsabilidade, o primeiro ano do prêmio ESG foi um grande sucesso”, destaca Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação Renault do Brasil.

As instituições escolhidas pelas concessionárias para serem beneficiadas com prêmio foram:

  • Rpoint: 

- Associação Comunidade Ativa de Vila Clara | Bem Querer Mulher. Atuação: capacitação de mulheres e meninas vítimas de violência doméstica ou psicológica; 

- CAAP | Assistência Social ao Adolescente. Atuação: educação para crianças e jovens; 

- Instituição Lari Amor. Atuação: combate à fome e construção de moradias dignas; 

  • Grupo Carrera: Projeto JEDA. Atuação: educação e projetos culturais para crianças situação de vulnerabilidade social;
  • Fórmula Renault: Instituto Barigui. Atuação: desenvolvimento sustentável por meio de ações em benefício ao meio ambiente, e educação profissionalizante para jovens. 
  • Itaimbé: ONG Mocambo. Atuação:combate à fome para crianças de comunidade vulneráveis e quilombolas;
  • Leauto:

- CREARTE - Centro de Reabilitação do Instituto Anna Freud. Atuação: habilitação e reabilitação de crianças e adolescentes com deficiência e/ou com dificuldade de aprendizagem;

- Casa da Mãe Pobre – Instituição Maria de Nazareth. Atuação: combate à fome dentre gestantes, puérperas e crianças;

  • DuNort: APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Atuação: habilitação de pessoas com deficiência Intelectual e Múltipla. 
  • Auto France: Lar São Francisco de Assis. Atuação: abrigo à idosos que idosos em situação de vulnerabilidade
  • Saga: Casa de Paternidade. Atuação: acolhimento de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social;
  • Alliance: Hospital do Amor. Atuação:combate e prevenção ao câncer;
  • Aravel: Casa de Apoio Madre Tereza. Atuação:combate e prevenção ao câncer;
  • Andretta: Casa do Bom Menino. Atuação:acolhimento à crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

O que é ESG?

É uma sigla (em inglês) que abriga três conceitos relacionados à gestão das empresas. Eles permitem mensurar o desempenho, oferecendo assim uma visão mais ampla aos investidores e demais stakeholders.

Environment: ou meio ambiente, refere-se à gestão dos impactos ambientais da empresa. 

Social: diz respeito à gestão dos tópicos sociais na organização, tais como questões trabalhistas, de direitos humanos, diversidade, e atuação junto à sociedade. 

Governance: avalia as práticas e a implementação dos princípios da boa governança corporativa na gestão da empresa e nos processos de tomada de decisão.

Sobre o Instituto Renault

A nova estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Renault Group está incorporada ao propósito de performance e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social.

Nos últimos 10 anos, o Instituto Renault já impactou mais de 830 mil pessoas, atuando em dois eixos: Inclusão e Mobilidade Sustentável. Com a nova estratégia Socioambiental, reestruturamos os pilares para Inclusão e Segurança no Trânsito. 

Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade. 

O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 96 mil pessoas desde 2005.

A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações em gastronomia e costura para promover a geração de renda, a AMARB já formou mais de 113 pessoas em 2021, contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida. 

Outro projeto importante na região é o Geração Futuro, programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. São mais de 95 jovens formados em três turmas do programa, e 61% destes estão empregados. 

Na Segurança no Trânsito, a Renault é signatária do “Programa Laço Amarelo” e promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo qual mais de 260 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.

Além disso, contribuindo significativamente para a redução das emissões de carbono, a Renault já comercializou mais de 300 veículos 100% elétricos no Brasil.

Renault do Brasil premia concessionárias que se destacaram na 1ª edição do “Prêmio ESG Renault”
Renault do Brasil premia concessionárias que se destacaram na 1ª edição do “Prêmio ESG Renault”
;